Intervenção educativa realizada por enfermeiros para controle da pressão arterial: revisão sistemática com metanálise
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.6648.3931Palavras-chave:
Hipertensão; Enfermagem; Educação em Saúde; Atenção Primária à Saúde; Revisão Sistemática; MetanáliseResumo
Objetivo: avaliar o efeito da intervenção educativa realizada por enfermeiros para controle da pressão arterial em pessoas com hipertensão arterial, comparada com cuidado habitual. Método: revisão sistemática com metanálise de ensaios clínicos randomizados realizada em seis bases de dados. Foram incluídos estudos em que a intervenção educativa foi realizada pelo enfermeiro à pessoa com hipertensão arterial. O risco de viés foi avaliado pela Risk of Bias Tool, a metanálise no software Review Manager e a certeza da evidência no sistema Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation. Resultados: foram encontrados 1692 estudos, revisados por pares, e oito artigos foram incluídos na metanálise. A metanálise foi calculada para o desfecho pressão arterial sistólica e pressão arterial diastólica, em subgrupo por tempo e por tipo de execução da intervenção. Para a intervenção educativa presencial, realizada de modo individual combinada com atividade de grupo, a estimativa de efeito foi de -12.41 mmHg (Intervalo de Confiança 95%, -16.91 a -7.91, p<0.00001) para pressão arterial sistólica e -5.40 mmHg (Intervalo de Confiança 95%, -7.98 a -2.82, p<0.0001) para pressão arterial diastólica, com certeza da evidência alta. Conclusão: a intervenção educativa realizada pelo enfermeiro, de modo individual combinada com atividade de grupo, apresenta efeito clínico e estatisticamente significativo. Registro PROSPERO: CRD42021282707.Downloads
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Publicado
2023-05-12
Edição
Seção
Artigos de Revisão
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Como Citar
Intervenção educativa realizada por enfermeiros para controle da pressão arterial: revisão sistemática com metanálise. (2023). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 31, e3931. https://doi.org/10.1590/1518-8345.6648.3931