Implicações das atividades práticas no Laboratório de Habilidades e Simulação relacionado a motivação e sentimentos dos alunos

Autores

  • Barbara Casarin Henrique-Sanches Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Brasil. http://orcid.org/0000-0002-6531-8250
  • Luis Sabage Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Bauru, Bauru, São Paulo, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-5600-2131
  • Raphael Raniere de Oliveira Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte, Caicó, Rio Grande do Norte, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-4199-9696
  • Rodrigo Guimarães dos Santos Almeida Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Instituto Integrado de Saúde, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-4984-3928
  • Roberson Antequera Moron Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Bauru, Bauru, São Paulo, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-1115-7276
  • Alessandra Mazzo Universidade de São Paulo, Faculdade de Odontologia de Bauru, Bauru, São Paulo, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-5074-8939

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.6397.3904

Palavras-chave:

Aprendizagem; COVID-19; Educação Médica; Estudantes de Medicina; Treinamento por Simulação; Motivação

Resumo

Objetivo: verificar as implicações das atividades práticas no Laboratório de Habilidade e Simulação relacionado à motivação e os sentimentos expressos pelos estudantes universitários quando regressam às atividades presenciais após o isolamento social causado pela pandemia da COVID-19. Método: estudo quase-experimental, com um único grupo, do tipo pré e pós-teste, realizado por meio de uma intervenção educacional baseada no treino de habilidades de administração de medicamentos e punção venosa, com estudantes de medicina de uma universidade pública brasileira. A amostra foi composta por 47 estudantes. Para a coleta de dados, foram utilizados os instrumentos de caracterização dos sujeitos e sentimentos autopercebidos pelos estudantes e a Escala de Motivação Situacional. Resultados: na amostra, 98% referiram falta de atividades práticas durante a pandemia. O sentimento mais frequentemente descrito foi a ansiedade. Após a realização da atividade, observou-se uma mudança na frequência dos sentimentos expressos, embora não se tenha verificado uma mudança significativa nos níveis motivacionais. A Regulação Externa (5,1 – 5,6), a Regulação (6,1 – 6,4) e a Motivação Intrínseca (5,6 – 6,0) apresentaram resultados elevados, demostrando semelhança com os sentimentos relatados pelos alunos. Conclusão: a motivação é essencial para uma aprendizagem eficaz e a utilização de metodologias ativas reforça as habilidades construídas de uma forma efetiva nos estudantes frente ao processo de aprendizagem.

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Publicado

2023-05-15

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Implicações das atividades práticas no Laboratório de Habilidades e Simulação relacionado a motivação e sentimentos dos alunos. (2023). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 31, e3904. https://doi.org/10.1590/1518-8345.6397.3904