Acompanhamento das habilidades motoras de crianças que freqüentam creches e pré-escolas
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0104-11692005000500003Palavras-chave:
creches, cuidado da criança, desenvolvimento infantilResumo
O objetivo foi descrever os resultados de triagens do desenvolvimento motor de uma coorte de crianças que freqüenta 3 creches da cidade de São Paulo e levantar hipóteses a respeito destes resultados. Trinta crianças foram avaliadas três vezes, ao longo de dois anos, usando-se o Teste de Triagem de Desenvolvimento de Denver II. Na área motora grossa os resultados melhoraram (Teste dos Sinais, 1ª para 3ª aplicação, p= 0,038*). Houve relação entre idade da criança (2 a 3 anos) e piores resultados (Teste exato de Fisher, p= 0,013*). Na área motora fina os resultados melhoraram (Teste dos Sinais, 1ª para 2ª aplicação, p= 0,031*). O desenvolvimento motor melhorou depois que as crianças começaram a freqüentar as creches. São necessárias mais pesquisas a fim de atribuir influências específicas a cada área: creche e/ou família.Downloads
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Publicado
2005-10-01
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
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Acompanhamento das habilidades motoras de crianças que freqüentam creches e pré-escolas. (2005). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 13(5), 619-625. https://doi.org/10.1590/S0104-11692005000500003