Metodologias utilizadas pelos profissionais de enfermagem na produção de vídeos educativos: revisão integrativa

Autores

  • Rafael Fernando Mendes Barbosa Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-2063-5145
  • Anne Ketlley Lacerda de Lima Gonzaga Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-3705-4825
  • Fabrine Aguilar Jardim Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-0798-5987
  • Karina Dal Sasso Mendes Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0003-3349-2075
  • Namie Okino Sawada Universidade Federal de Alfenas, Escola de Enfermagem, Alfenas, MG, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-1874-3481

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.6690.3952

Palavras-chave:

Enfermagem; Educação em Enfermagem; Filmes e Vídeos Educativos; Técnicas de Planejamento; Estudos de Validação; Tecnologia Educacional

Resumo

Objetivo: avaliar as evidências científicas sobre as metodologias utilizadas pelos profissionais de enfermagem na produção de vídeos educativos. Método: revisão integrativa. A busca dos estudos primários foi realizada nas bases de dados CINAHL, LILACS e MEDLINE/PubMed. A amostra foi composta por 19 pesquisas. A qualidade metodológica dos estudos incluídos foi avaliada por meio ferramenta proposta por Johns Hopkins Nursing Evidence-Based Practice e os resultados foram analisados de forma descritiva. Resultados: as etapas metodológicas utilizadas para o processo de elaboração e construção dos vídeos compreendem a pré-produção, produção e pós-produção. Os estudos revelaram que, majoritariamente, as etapas foram aplicadas e/ou descritas corretamente pelos autores, além de contemplar o método adotado. No entanto, em 14 estudos não houve a utilização de referencial metodológico para assegurar o rigor em sua condução e em 11 apresentaram a validação pelo público-alvo. Conclusão: a síntese de conhecimento mostrou que ainda há necessidade de atenção para a construção de vídeos educativos quanto ao referencial metodológico e validação pela população-alvo. A execução rigorosa dos procedimentos metodológicos para o desenvolvimento de vídeos educacionais, permitem fomentar a aquisição de habilidades essenciais para a criação de materiais didáticos de elevada qualidade.

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Publicado

2023-06-02

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

Metodologias utilizadas pelos profissionais de enfermagem na produção de vídeos educativos: revisão integrativa. (2023). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 31, e3952. https://doi.org/10.1590/1518-8345.6690.3952