Metodologias utilizadas pelos profissionais de enfermagem na produção de vídeos educativos: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.6690.3952Palavras-chave:
Enfermagem; Educação em Enfermagem; Filmes e Vídeos Educativos; Técnicas de Planejamento; Estudos de Validação; Tecnologia EducacionalResumo
Objetivo: avaliar as evidências científicas sobre as metodologias utilizadas pelos profissionais de enfermagem na produção de vídeos educativos. Método: revisão integrativa. A busca dos estudos primários foi realizada nas bases de dados CINAHL, LILACS e MEDLINE/PubMed. A amostra foi composta por 19 pesquisas. A qualidade metodológica dos estudos incluídos foi avaliada por meio ferramenta proposta por Johns Hopkins Nursing Evidence-Based Practice e os resultados foram analisados de forma descritiva. Resultados: as etapas metodológicas utilizadas para o processo de elaboração e construção dos vídeos compreendem a pré-produção, produção e pós-produção. Os estudos revelaram que, majoritariamente, as etapas foram aplicadas e/ou descritas corretamente pelos autores, além de contemplar o método adotado. No entanto, em 14 estudos não houve a utilização de referencial metodológico para assegurar o rigor em sua condução e em 11 apresentaram a validação pelo público-alvo. Conclusão: a síntese de conhecimento mostrou que ainda há necessidade de atenção para a construção de vídeos educativos quanto ao referencial metodológico e validação pela população-alvo. A execução rigorosa dos procedimentos metodológicos para o desenvolvimento de vídeos educacionais, permitem fomentar a aquisição de habilidades essenciais para a criação de materiais didáticos de elevada qualidade.Downloads
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Publicado
2023-06-02
Edição
Seção
Artigos de Revisão
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Como Citar
Metodologias utilizadas pelos profissionais de enfermagem na produção de vídeos educativos: revisão integrativa. (2023). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 31, e3952. https://doi.org/10.1590/1518-8345.6690.3952