Fatores protetores frente ao consumo de álcool: percepção de professores de educação básica
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0104-11692005000700002Palavras-chave:
promoção da saúde, alcoolismo, pré-escolarResumo
O objetivo desta pesquisa é entender a percepção de professores de educação básica sobre os fatores que protegem contra o consumo de álcool. Foi adotada uma metodologia qualitativa do tipo exploratório, com entrevistas semi-estruturadas e observação não-estruturada aplicadas a uma amostra de 25 professoras. A análise de conteúdo dos dados levantou três categorias temáticas: Significado de Álcool/Alcoolismo; A Escola como Espaço de Proteção contra o Consumo de Álcool; o Professor como Agente de Proteção. O primeiro é interpretado como uma substância nociva e uma situação problema sócio-cultural. A proteção é associada com informar, comunicar, educar, ou cuidar. Portanto, o professor compreende sua função como cobrindo desde orientador até conselheiro ou protetor. A maioria não se sente preparada para desempenhá-la, fundamentando-se em déficits psicopedagógicos, conhecimentos de saúde integral, o arcabouço jurídico-legal e, principalmente, seus próprios preconceitos sobre alcoolismo.Downloads
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Publicado
2005-10-01
Edição
Seção
Artigos Originais
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Fatores protetores frente ao consumo de álcool: percepção de professores de educação básica. (2005). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 13(spe), 771-777. https://doi.org/10.1590/S0104-11692005000700002