Fatores protetores frente ao consumo de álcool: percepção de professores de educação básica

Autores

  • Juana Beatriz Sigampa Universidad Nacional de Córdoba; Facultad de Ciencias Médicas; Escuela de Enfermería
  • Maria das Graças Carvalho Ferriani Universidad de São Paulo; Escuela de Enfermería de Ribeirão Preto
  • Ana Márcia Spanó Nakano Universidad de São Paulo; Escuela de Enfermería de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692005000700002

Palavras-chave:

promoção da saúde, alcoolismo, pré-escolar

Resumo

O objetivo desta pesquisa é entender a percepção de professores de educação básica sobre os fatores que protegem contra o consumo de álcool. Foi adotada uma metodologia qualitativa do tipo exploratório, com entrevistas semi-estruturadas e observação não-estruturada aplicadas a uma amostra de 25 professoras. A análise de conteúdo dos dados levantou três categorias temáticas: Significado de Álcool/Alcoolismo; A Escola como Espaço de Proteção contra o Consumo de Álcool; o Professor como Agente de Proteção. O primeiro é interpretado como uma substância nociva e uma situação problema sócio-cultural. A proteção é associada com informar, comunicar, educar, ou cuidar. Portanto, o professor compreende sua função como cobrindo desde orientador até conselheiro ou protetor. A maioria não se sente preparada para desempenhá-la, fundamentando-se em déficits psicopedagógicos, conhecimentos de saúde integral, o arcabouço jurídico-legal e, principalmente, seus próprios preconceitos sobre alcoolismo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2005-10-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Fatores protetores frente ao consumo de álcool: percepção de professores de educação básica. (2005). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 13(spe), 771-777. https://doi.org/10.1590/S0104-11692005000700002