Nurseped: tecnologia educacional para a segurança no manejo de antibióticos endovenosos em pediatria

Autores

  • Amanda Paiva Bernardes Alves Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Brasil. http://orcid.org/0009-0007-0345-260X
  • Natália Del’ Angelo Aredes Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem, Goiânia, GO, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-1661-8601
  • George Oliveira Silva Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem, Goiânia, GO, Brasil. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Brasil. http://orcid.org/0000-0001-9863-3161
  • Faétila dos Santos Oliveira Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasil. http://orcid.org/0000-0002-8790-0751
  • Luciana Mara Monti Fonseca Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-5831-8789
  • Laiane Medeiros Ribeiro Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Brasília, DF, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-5041-8283

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.6886.4069

Palavras-chave:

Segurança do Paciente; Enfermagem Pediátrica; Erros de Medicação; Tecnologia Educacional; Estudantes de Enfermagem; Enfermagem

Resumo

Objetivo: desenvolver e validar o conteúdo de um serious game sobre o manejo seguro de medicamentos endovenosos em pediatria. Método: estudo metodológico para o desenvolvimento e validação de conteúdo de uma tecnologia educacional. Os casos e desafios do serious game foram desenvolvidos com base em revisão da literatura e validados por 11 enfermeiros com formação e atuação na área. Adotou-se os índices de validade de conteúdo e concordância, para análise de concordância e consistência interna (mínimo de 0,8). Resultados: o conteúdo é baseado nos principais antibióticos utilizados no manejo clínico de infecções em crianças hospitalizadas e na segurança do paciente. Obteve-se concordância absoluta em 60 dos 61 itens avaliados, o mínimo obtido foi 0,82 no índice de validação de conteúdo e 0,80 na concordância. Ajustes foram sugeridos pelos experts no enunciado de respostas de um caso específico e implementados para o aprimoramento da qualidade do conteúdo da tecnologia. Conclusão: o conteúdo do serious game Nurseped foi validado por enfermeiros experts em saúde da criança quanto aos casos clínicos, aos enunciados das perguntas e às respostas de múltipla escolha, além do feedback que apresenta ao usuário uma resposta baseada em evidências após o acerto ou erro do desafio.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2023-12-04

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Nurseped: tecnologia educacional para a segurança no manejo de antibióticos endovenosos em pediatria. (2023). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 31, e4069. https://doi.org/10.1590/1518-8345.6886.4069