Vivendo com o diabetes: a experiência contada pela criança

Autores

  • Patrícia Luciana Moreira Universidade Federal de São Carlos; Departamento de Enfermagem
  • Giselle Dupas Universidade Federal de São Carlos; Departamento de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692006000100004

Palavras-chave:

criança, diabetes mellitus, acontecimentos que mudam a vida

Resumo

O diabetes mellitus como uma doença crônica exige adaptação nos âmbitos psicológico, social e físico. Este estudo tem por objetivo compreender a experiência da criança na vivência com a doença. Os referenciais teórico e metodológico utilizados foram o Interacionismo Simbólico e a Teoria Fundamentada nos Dados, respectivamente. Entrevistou-se 12 crianças na faixa etária entre 7 e 14 anos. Um total de 7 temas foram identificados nos dados coletados, sendo eles: "Vivendo algo inesperado", "Enfrentando uma dura realidade", "Tendo medo do que está acontecendo", "Vivendo sob controle", "Tentando adaptar-se à nova realidade", "Amadurecendo com a convivência", "Olhando para a doença de um jeito diferente". A vivência com o diabetes é algo que a criança enfrenta a cada dia, desde o momento do diagnóstico, tendo limitações na dieta, a inserção da insulinoterapia, a mudança no estilo de vida, fatos esses que desencadeiam sentimentos que oscilam entre medo, insegurança, revolta, aceitação e adaptação.

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Publicado

2006-02-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Vivendo com o diabetes: a experiência contada pela criança. (2006). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 14(1), 25-32. https://doi.org/10.1590/S0104-11692006000100004