Demandas de aprendizado da autogestão do diabetes: estudo qualitativo com pessoas que utilizam a insulina

Autores

  • Carla Assad Lemos Universidade de São Paulo, Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Departamento de Ciências Farmacêuticas, Ribeirão Preto, SP, Brasil. Centro Universitário Barão de Mauá, Unidade Central, Ribeirão Preto, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-0991-4269
  • Ana Maria Rosa Freato Gonçalves Universidade de São Paulo, Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Departamento de Ciências Farmacêuticas, Ribeirão Preto, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9428-4539
  • Elisabeth Meloni Vieira Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública, Departamento de Ciclos, de Vida, Saúde e Sociedade, São Paulo, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5229-3904
  • Leonardo Régis Leira Pereira Universidade de São Paulo, Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Departamento de Ciências Farmacêuticas, Ribeirão Preto, SP, Brasil. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-8609-1390

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.6963.4168

Palavras-chave:

Pesquisa Qualitativa; Diabetes Mellitus; Insulina; Autogestão; Autocuidado; Educação em Saúde

Resumo

Objetivo: compreender as experiências com o manejo do diabetes mellitus de pessoas que utilizam a insulina, para identificar possíveis fatores que podem influenciar na adesão ao autocuidado e, assim, definir suas demandas de aprendizado para a autogestão do diabetes. Método: trata-se de pesquisa qualitativa realizada por meio de entrevistas semiestruturadas individuais na modalidade online . As entrevistas foram gravadas, transcritas e avaliadas no software Atlas.ti ® por meio da Análise de Conteúdo Temática, utilizando-se como referencial teórico o Modelo de Crenças em Saúde. Resultados: participaram 11 pessoas que convivem com diabetes, usuárias de insulina. Foram identificadas quatro categorias: entendimento sobre o diabetes, como lidar com o diabetes, dificuldades relacionadas ao uso da insulina e adaptação emocional. Conclusão: a percepção sobre a severidade da doença, suas complicações, e os benefícios de aderir ao tratamento influencia positivamente na adesão aos comportamentos de autocuidado. Apesar dos participantes do estudo conviverem há muitos anos com o diabetes, eles não são isentos de dificuldades relacionadas ao uso da insulina e ao manejo da doença, reforçando a importância da educação em saúde continuada. Nesse sentido, os achados deste estudo norteiam temas educacionais importantes a serem trabalhados pelos profissionais da saúde para promoção da autonomia na autogestão do diabetes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2024-04-26

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Demandas de aprendizado da autogestão do diabetes: estudo qualitativo com pessoas que utilizam a insulina. (2024). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 32, e4168. https://doi.org/10.1590/1518-8345.6963.4168