Reflexões sobre o ensino da enfermagem e os primeiros contatos do aluno com a profissão

Autores

  • Zeyne Alves Pires Scherer Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; Centro Colaborador da OMS
  • Edson Arthur Scherer Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto; Hospital Clínicas
  • Ana Maria Pimenta Carvalho Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; Centro Colaborador da OMS

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692006000200020

Palavras-chave:

educação, educação superior, educação em enfermagem, ensino

Resumo

O ensino da enfermagem vem sendo caracterizado pela constante discussão de propostas pedagógicas e implementação de mudanças curriculares. O objetivo do presente estudo foi refletir sobre a experiência do estudante de enfermagem relacionada aos primeiros contatos com a profissão, considerando a perspectiva tradicional e as tendências atuais que imprimem valores e atitudes ao ensino e à prática. Atualmente, dentro do contexto biopsicosocial e econômico-cultural, tem-se considerado a complexidade do homem e o meio em que vive, viabilizando recursos para a formação de profissionais competentes para lidar com os desafios do século XXI. As escolas de enfermagem devem, então, seguir uma filosofia de ensino a fim de formar pessoas capacitadas para atender às demandas locais e regionais, com compromisso social de mudanças. O que é almejado é um aprendizado participativo, no qual professor e aluno, articulados no processo de aprimoramento do saber, não percam de vista as visões humanitárias.

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Publicado

2006-04-01

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

Reflexões sobre o ensino da enfermagem e os primeiros contatos do aluno com a profissão. (2006). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 14(2), 285-291. https://doi.org/10.1590/S0104-11692006000200020