Painel de saúde para gestão da informação no rastreamento do câncer de colo de útero
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.7084.4447Palavras-chave:
Neoplasias do Colo do Útero , Teste de Papanicolaou, Atenção Primária à Saúde , Produtos e Serviços de Informação , Gestão da Informação em Saúde , EnfermagemResumo
Objetivo: criar um painel digital de saúde para a gestão da informação no planejamento, monitoramento e avaliação do rastreamento do câncer de colo de útero. Método: o estudo desenvolveu uma produção tecnológica fundamentada no Design Centrado no Usuário, utilizando dados fictícios de exames citopatológicos realizados por mulheres entre 25 e 64 anos na Atenção Primária à Saúde. O estudo respeitou as exigências quanto a direitos autorais, éticos e proteção de dados. Resultados: a modelagem foi feita na plataforma Looker Studio®. O painel de saúde desenvolvido destina-se ao uso de enfermeiros, profissionais e gestores de saúde. Realizaram-se simulações de usabilidade do painel entre cidades fictícias, otimizando o acesso à gestão da informação em tempo quase real e apresentando uma visão abrangente da situação de saúde para o planejamento, monitoramento e avaliação em saúde. O modelo é reutilizável, o que o torna uma ferramenta potente para atividades de rastreamento oportunístico e organizado no contexto da Atenção Primária à Saúde. Conclusão: o modelo de painel de saúde como ferramenta de gestão da informação permite que enfermeiros, profissionais e gestores de saúde tomem decisões para aprimorar o rastreamento do câncer de colo de útero.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Latino-Americana de Enfermagem

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais (presente no Formulário Individual de Declarações) assinada pelos autores. Para a utilização dos artigos, a RLAE adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial (resumo ou código completo da licença). Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais a Revista Latino-Americana de Enfermagem. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.