Relação entre liderança autêntica e satisfação no trabalho de professores de graduação em enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1518-8345.7292.4477

Palavras-chave:

Liderança, Satisfação no Trabalho , Enfermagem , Educação em Enfermagem , Docentes de Enfermagem

Resumo

Objetivo: analisar a relação entre o exercício da liderança autêntica pelos coordenadores e a satisfação no trabalho de professores dos cursos de graduação em enfermagem de universidades públicas federais. Método: trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, com delineamento observacional analítico e transversal. Doze cursos de graduação em enfermagem em Instituições de Ensino Superior públicas foram escolhidos para participar do estudo. As informações coletadas foram analisadas utilizando técnicas de estatística descritiva, teste de correlação de Spearman e análise de regressão logística binária, com um nível de significância de 5%. Resultados: a amostra consistiu-se de 179 professores que preencheram o Questionário Sociodemográfico, o Questionário de Liderança Autêntica e o Questionário de Satisfação no Trabalho. Os professores avaliaram que os coordenadores dos cursos apresentaram altos níveis de prática de liderança autêntica. Quanto à regressão logística binária, percebeu-se que apenas o domínio Relacional e Moral apresentou significância (p-valor < 0,0001), indicando que, quando este domínio está presente, há um aumento em 5,48 vezes a chance de os professores estarem satisfeitos. Conclusão: os resultados do estudo indicaram que a satisfação no trabalho dos professores nos cursos de graduação em enfermagem é influenciada pela prática da liderança autêntica por parte dos coordenadores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2025-02-06

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Relação entre liderança autêntica e satisfação no trabalho de professores de graduação em enfermagem. (2025). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 33, e4477. https://doi.org/10.1590/1518-8345.7292.4477