A terapia de fotobiomodulação e fotodinâmica no tratamento de lesão por pressão: revisão de escopo
DOI:
https://doi.org/10.1590/1518-8345.7495.4489Palavras-chave:
Enfermagem , Lesão por Pressão , Terapia de Baixa Intensidade , Terapia Fotodinâmica , Cuidados de Enfermagem , RevisãoResumo
Objetivo: mapear a literatura científica sobre a terapia de fotobiomodulação e fotodinâmica no tratamento de lesão por pressão. Método: tratou-se de uma revisão de escopo, conforme preconizado pelo Joanna Briggs Institute. Foram incluídos estudos primários e secundários disponíveis na íntegra nos idiomas português, inglês e espanhol, publicados nos últimos 10 anos, de 2014 a 2024, em nove bases de dados. Resultados: foram incluídos 24 estudos seguindo os critérios de elegibilidade. Os achados sugerem que a fotobiomodulação e fotodinâmica podem desempenhar um papel importante na reparação tecidual, redução do tamanho e melhoria dos indicadores clínicos no manejo de lesão por pressão. Observou-se uma diversidade de tipos de lasers utilizados na fotobiomodulação e os comprimentos de onda comuns mais utilizados incluíram 658 nm, 660 nm, 808 nm e 980 nm. Conclusão: os estudos identificados mostram que as terapias de fotobiomodulação e fotodinâmica apresentam resultados promissores na cicatrização, redução do tamanho das lesões e melhoria dos indicadores clínicos no tratamento de lesão por pressão.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Latino-Americana de Enfermagem

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais (presente no Formulário Individual de Declarações) assinada pelos autores. Para a utilização dos artigos, a RLAE adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC Atribuição não comercial (resumo ou código completo da licença). Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais a Revista Latino-Americana de Enfermagem. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.