A comunicação terapêutica durante instalação de terapia endovenosa: uso de simulação filmada

Autores

  • Martha Landeros López Universidad Autónoma de San Luis Potosí; Facultad de Enfermería
  • Emilia Campos de Carvalho Universidad de São Paulo; Escuela de Enfermería de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692006000500004

Palavras-chave:

comunicação, cuidados de enfermagem, educação em saúde

Resumo

O uso da comunicação terapêutica contribui para a qualidade da assistência de enfermagem, sobretudo nos procedimentos que causam medo e ansiedade ao paciente, como a instalação de terapia endovenosa. O trabalho buscou identificar a percepção de enfermeiras sobre uma comunicação terapêutica, durante a instalação de terapia endovenosa, apresentada em uma simulação filmada. Este estudo descritivo-exploratório foi realizado em uma cidade do México com 30 enfermeiros assistenciais e 12 docentes de enfermagem. Os passos metodológicos foram: Construção e validação do texto; Filmagem do texto com atores e validação; Apresentação do vídeo aos enfermeiros e aos docentes e aplicação de questionário semi-estruturado para identificar as técnicas de comunicação terapêutica presentes na simulação; a percepção da qualidade da comunicação enfermeiro-paciente; a percepção de semelhanças entre a sua prática e a simulação; e as dificuldades para utilização destas técnicas na prática cotidiana. Os participantes consideraram como "bom" o relacionamento interpessoal apresentado; identificaram as técnicas de comunicação terapêutica que majoritariamente correspondem à descrição da experiência e expressão de pensamentos e sentimentos; não foram encontradas diferenças substanciais entre docentes e enfermeiros. A dificuldade mais freqüente para utilizar técnicas comunicativas foi atribuída aos problemas do paciente para se relacionar.

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Publicado

2006-10-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A comunicação terapêutica durante instalação de terapia endovenosa: uso de simulação filmada. (2006). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 14(5), 658-665. https://doi.org/10.1590/S0104-11692006000500004