Incidentes críticos do processo ensino-aprendizagem do curso de graduação em enfermagem, segundo a percepção de alunos e docentes

Autores

  • Adriana Valongo Zani University of North Paraná
  • Maria Suely Nogueira University of São Paulo; Ribeirão Preto College of Nursing

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692006000500016

Palavras-chave:

ensino, aprendizagem, comunicação, enfermagem

Resumo

O processo ensino-aprendizagem é complexo e apresenta várias incógnitas, principalmente quando se pensa em qualidade. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi identificar os fatores que interferem positiva ou negativamente no processo ensino-aprendizagem, segundo a visão de alunos e professores do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR. Trata-se de estudo descritivo com abordagem qualitativa através da técnica de incidentes críticos. Fizeram parte do estudo 36 professores e 140 alunos. Após a análise dos dados observou-se que os alunos relataram 435 incidentes críticos relacionados à categoria conduta do professor, sendo 317 referências negativas e 118 positivas. Em relação aos relatos dos professores, verificou-se que a categoria interação com o grupo apresentou 58 referências, sendo 10 positivas e 48 negativas. Portanto, o processo ensino-aprendizagem, para ocorrer de forma adequada, necessita de bom relacionamento professor-aluno e aluno-aluno, favorecendo a boa interação e aprendizado eficiente.

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Publicado

2006-10-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Incidentes críticos do processo ensino-aprendizagem do curso de graduação em enfermagem, segundo a percepção de alunos e docentes. (2006). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 14(5), 742-748. https://doi.org/10.1590/S0104-11692006000500016