A educação de enfermagem: buscando a formação crítico-reflexiva e as competências profissionais

Autores

  • Kênia Lara Silva Pontifícia Universidade Catolica de Minas Gerais
  • Roseni Rosângela de Sena Minas Gerais Federal University

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692006000500018

Palavras-chave:

educação em enfermagem, competência profissional, aprendizagem baseada em problemas

Resumo

O estudo descreve resultados de uma pesquisa que retrata mudanças que são percebidas nos estudantes durante a formação e que contribuem para a definição de um perfil profissional. Estudo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, que se ancora na dialética como referencial teórico-metodológico. Os dados foram obtidos de análise documental e através da realização de grupos focais com docentes, estudantes e enfermeiros de serviço. Os resultados demonstram a posição do estudante como sujeito ativo no processo ensino-aprendizagem, a partir de um movimento de transformação das estruturas acadêmicas. Identificou-se correlação entre o movimento de busca de maior participação política, ativa e crítica dos estudantes como fator que determina e orienta um perfil do enfermeiro generalista e de maior inserção social. Conclui-se que, apesar dos esforços, a orientação da formação e a definição do perfil profissional nos cenários do estudo estão voltadas às exigências do mercado de trabalho, sendo incipiente a formação baseada em áreas de competências.

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Publicado

2006-10-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A educação de enfermagem: buscando a formação crítico-reflexiva e as competências profissionais. (2006). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 14(5), 755-761. https://doi.org/10.1590/S0104-11692006000500018