A fenomenologia existencial como possibilidade de compreensão das vivências da gravidez em adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0104-11692006000600012Palavras-chave:
adolescente, gravidez, promoção da saúdeResumo
A pesquisa teve como objetivo compreender o sentido da gravidez, para a adolescente grávida, tentando captar o modo-de-ser e seu novo-sendo-no-mundo-estando-grávida. Foram realizadas quatro entrevistas em profundidade, utilizando-se a questão norteadora: como é para você estar grávida? Os discursos e seus significados foram analisados à luz da fenomenologia heideggeriana. Na aproximação com o fenômeno, captou-se o modo impessoal e inautêntico das adolescentes, a co-presença na relação com o namorado e com a família, influenciando as decisões sobre a gravidez. Ficou demonstrado, ainda, o temor pelo filho e pela saúde dele, a preocupação com os cuidados e o futuro que circunda o cuidar por julgarem não possuir habilidade para tal, o que gera a angústia e a ansiedade próprias da cotidianidade no novo-modo-de-ser-da-presença. A compreensão desse fenômeno é fundamental no cuidado à adolescente grávida para uma ação integral e humanizada, no controle e na promoção da saúde do binômio mãe-filho.Downloads
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Publicado
2006-12-01
Edição
Seção
Artigos Originais
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A fenomenologia existencial como possibilidade de compreensão das vivências da gravidez em adolescentes. (2006). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 14(6), 907-914. https://doi.org/10.1590/S0104-11692006000600012