A comunicação visual nas escalas optométricas

Autores

  • Rosane Arruda Dantas Ceará Federal University
  • Lorita Marlena Freitag Pagliuca Ceará Federal University

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692006000600021

Palavras-chave:

comunicação, saúde ocular, testes visuais - métodos

Resumo

A comunicação que ocorre por meio da visão envolve o aprendizado visual, que depende da integridade ocular; daí a relevância da avaliação da sua acuidade. Um dos métodos para a verificação da acuidade visual em pré-escolares é a escala de figuras, formada por optótipos. Para identificar o optótipo, a criança precisa conhecer a figura em análise. Dada a importância da comunicação visual, durante o processo de construção das escalas de figuras, apresenta-se um estudo bibliográfico analítico, objetivando refletir sobre os princípios de construção dessas tabelas. Considera-se o desenho inserido como optótipo uma expressão simbólica não-verbal do corpo e/ou do ambiente, construído mediante captação de experiências pelo indivíduo. Contesta-se o uso indiscriminado das figuras, pois, conforme se entende, deve haver um conhecimento prévio. Apesar da subjetividade dos optótipos, as escalas continuam válidas, desde que se adequem as figuras àquelas do universo das crianças a serem examinadas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2006-12-01

Edição

Seção

Comunicações Breves/Relato de Casos

Como Citar

A comunicação visual nas escalas optométricas. (2006). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 14(6), 968-971. https://doi.org/10.1590/S0104-11692006000600021