A comunicação visual nas escalas optométricas
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0104-11692006000600021Palavras-chave:
comunicação, saúde ocular, testes visuais - métodosResumo
A comunicação que ocorre por meio da visão envolve o aprendizado visual, que depende da integridade ocular; daí a relevância da avaliação da sua acuidade. Um dos métodos para a verificação da acuidade visual em pré-escolares é a escala de figuras, formada por optótipos. Para identificar o optótipo, a criança precisa conhecer a figura em análise. Dada a importância da comunicação visual, durante o processo de construção das escalas de figuras, apresenta-se um estudo bibliográfico analítico, objetivando refletir sobre os princípios de construção dessas tabelas. Considera-se o desenho inserido como optótipo uma expressão simbólica não-verbal do corpo e/ou do ambiente, construído mediante captação de experiências pelo indivíduo. Contesta-se o uso indiscriminado das figuras, pois, conforme se entende, deve haver um conhecimento prévio. Apesar da subjetividade dos optótipos, as escalas continuam válidas, desde que se adequem as figuras àquelas do universo das crianças a serem examinadas.Downloads
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Publicado
2006-12-01
Edição
Seção
Comunicações Breves/Relato de Casos
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A comunicação visual nas escalas optométricas. (2006). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 14(6), 968-971. https://doi.org/10.1590/S0104-11692006000600021