Demandas de usuários a um serviço de pronto atendimento e seu acolhimento ao sistema de saúde

Autores

  • Giselda Quintana Marques Municipal Health Secretary of Porto Alegre
  • Maria Alice Dias da Silva Lima Rio Grande do Sul Federal University; College of Nursing

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000100003

Palavras-chave:

serviços de saúde, qualidade dos cuidados de saúde, conselho de saúde (SUS), serviços médicos de emergência

Resumo

O estudo tem por objetivo identificar e analisar demandas de usuários a um Serviço de Pronto Atendimento e a organização desse serviço para o seu acolhimento ao Sistema de Saúde. Trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de observação livre. O foco de observação foi o atendimento prestado aos usuários que obtiveram algum tipo de atendimento no serviço, destacando suas demandas e seu acolhimento ao Sistema. Constatou-se que demandaram o serviço usuários com diferentes necessidades, desde as simples às mais complexas. O processo de trabalho estava organizado para atender a algumas dessas necessidades, respondendo, dentro de limites, à finalidade de tratar a queixa principal e seguir a hierarquia do Sistema. A integralidade do cuidado era dada pelo usuário, que percorria sozinho, a seu critério e risco, os diferentes serviços, quando esta seria uma responsabilidade do Sistema como um todo.

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Publicado

2007-02-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Demandas de usuários a um serviço de pronto atendimento e seu acolhimento ao sistema de saúde. (2007). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 15(1), 13-19. https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000100003