Perfil dos alunos ingressos nos cursos de auxiliar e técnico de enfermagem do Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (PROFAE) no Rio de Janeiro - Brasil
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000100019Palavras-chave:
credenciamento, enfermagem, ensinoResumo
O objetivo deste trabalho é apresentar o perfil dos alunos ingressos nos Cursos de Qualificação Profissional para Auxiliar de Enfermagem e Complementação para Técnico de Enfermagem do Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (PROFAE). Esta é uma pesquisa quantitativa, desenvolvida no Estado do Rio de Janeiro, no período de agosto de 2004 a janeiro de 2005, com aplicação de 1400 questionários. Os dados foram tratados com estatística descritiva, sob a forma de freqüência simples e percentual. Depois de tabulados, eles foram divididos nas seguintes categorias: dados sociodemográficos, formação escolar, perfil familiar, hábitos, atuação profissional, faixa salarial, expectativas sobre o PROFAE e a Enfermagem, dificuldades para participar do Projeto, e processo ensino-aprendizagem. Os alunos/trabalhadores formados pelo PROFAE tendem a melhorar a qualidade da atenção hospitalar e ambulatorial, contribuindo para a dinamização do mercado de trabalho no setor de saúde.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-02-01
Como Citar
Oliveira, B. G. R. B. de, Porto, I. S., Ferreira, M. de A., & Castro, J. B. de A. (2007). Perfil dos alunos ingressos nos cursos de auxiliar e técnico de enfermagem do Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem (PROFAE) no Rio de Janeiro - Brasil. Revista Latino-Americana De Enfermagem, 15(1), 127-133. https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000100019
Edição
Seção
Artigos Originais