O que ensinar aos pacientes com insuficiência cardíaca e por quê: o papel dos enfermeiros em clínicas de insuficiência cardíaca

Autores

  • Eneida Rejane Rabelo Rio Grande do Sul Federal University; College of Nursing
  • Graziella Badin Aliti Porto Alegre Hospital das Clínicas; Heart Failure Clinic
  • Fernanda Bandeira Domingues Rio Grande do Sul Federal University
  • Karen Brasil Ruschel Rio Grande do Sul Federal University
  • Anelise de Oliveira Brun Porto Alegre Hospital das Clínicas; Heart Failure Clinic

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000100024

Palavras-chave:

insuficiência cardíaca, enfermagem, educação, autocuidado

Resumo

O principal objetivo do tratamento da insuficiência cardíaca (IC) consiste em alcançar e manter a estabilidade clínica dos pacientes. Vários estudos demonstram que programas multidisciplinares para educação sistemática sobre a doença são estratégias positivas para estes pacientes. Enfermeiros engajados em clínicas de IC desempenham papel fundamental no processo de educação e acompanhamento dos pacientes. Os objetivos deste processo são ensinar, reforçar, melhorar e avaliar constantemente as habilidades dos pacientes para o autocuidado, que incluem a monitorização do peso, a restrição de sódio e de líquidos, a realização de atividade física, o uso regular das medicações, a monitorização de sinais e de sintomas de piora da doença e o contato precoce com a equipe assistencial. Desta forma, a educação para o entendimento da IC, e o desenvolvimento de habilidades para o autocuidado, são considerados chaves para melhorar a adesão, evitar crises de descompensação e conseqüentemente manter a estabilidade clínica dos pacientes. Neste artigo nos revisamos detalhadamente os aspectos envolvidos no processo de educação dispensados aos pacientes por enfermeiros no contexto das clínicas de IC.

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Publicado

2007-02-01

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

O que ensinar aos pacientes com insuficiência cardíaca e por quê: o papel dos enfermeiros em clínicas de insuficiência cardíaca. (2007). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 15(1), 165-170. https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000100024