A visibilidade do enfermeiro segundo a percepção de profissionais de comunicação

Autores

  • Ligia Fahl Kemmer University of São Paulo; Ribeirão Preto College of Nursing
  • Maria Júlia Paes da Silva University of São Paulo; College of Nursing

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000200002

Palavras-chave:

meios de comunicação, papel do profissional de enfermagem, comunicação

Resumo

Este estudo procurou a compreensão das representações sociais sobre o enfermeiro e a enfermagem por profissionais de comunicação, uma vez que estes são intermediários na codificação das representações imagéticas e textuais sobre a sociedade. Metodologia: estudo de corte qualitativo, baseado na teoria das representações sociais de Moscovici. Foram entrevistados cinco profissionais de comunicação atuando nas áreas de rádio, televisão, imprensa escrita, propaganda e eventos. Resultados das análises indicaram 1) o desconhecimento dos campos de atuação, mercado de trabalho e categorização profissional da enfermagem; 2) a invisibilidade do enfermeiro perante a mídia e a sociedade e 3) a responsabilidade do próprio enfermeiro para haver reconhecimento profissional e visibilidade. Apontam dois processos imprescindíveis como estratégia para a construção de uma imagem mais coerente do enfermeiro e da enfermagem: 1) a exposição da profissão primeiramente perante a própria mídia, que desconhece suas potencialidades, e 2) através da mídia, para o alcance da grande população.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2007-04-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A visibilidade do enfermeiro segundo a percepção de profissionais de comunicação. (2007). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 15(2), 191-198. https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000200002