A visibilidade do enfermeiro segundo a percepção de profissionais de comunicação
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000200002Palavras-chave:
meios de comunicação, papel do profissional de enfermagem, comunicaçãoResumo
Este estudo procurou a compreensão das representações sociais sobre o enfermeiro e a enfermagem por profissionais de comunicação, uma vez que estes são intermediários na codificação das representações imagéticas e textuais sobre a sociedade. Metodologia: estudo de corte qualitativo, baseado na teoria das representações sociais de Moscovici. Foram entrevistados cinco profissionais de comunicação atuando nas áreas de rádio, televisão, imprensa escrita, propaganda e eventos. Resultados das análises indicaram 1) o desconhecimento dos campos de atuação, mercado de trabalho e categorização profissional da enfermagem; 2) a invisibilidade do enfermeiro perante a mídia e a sociedade e 3) a responsabilidade do próprio enfermeiro para haver reconhecimento profissional e visibilidade. Apontam dois processos imprescindíveis como estratégia para a construção de uma imagem mais coerente do enfermeiro e da enfermagem: 1) a exposição da profissão primeiramente perante a própria mídia, que desconhece suas potencialidades, e 2) através da mídia, para o alcance da grande população.Downloads
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Publicado
2007-04-01
Edição
Seção
Artigos Originais
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A visibilidade do enfermeiro segundo a percepção de profissionais de comunicação. (2007). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 15(2), 191-198. https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000200002