Grupoterapia com estudantes de enfermagem durante a transição teórico-prática

Autores

  • Zeyne Alves Pires Scherer University of São Paulo; Ribeirão Preto College of Nursing
  • Edson Arthur Scherer University of São Paulo; Ribeirão Preto Medical School; Hospital das Clínicas
  • Ana Maria Pimenta Carvalho University of São Paulo; Ribeirão Preto College of Nursing

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000200005

Palavras-chave:

psicoterapia de grupo, educação em enfermagem, ensino, estudantes de enfermagem

Resumo

O objetivo do estudo foi verificar se a intervenção de grupo de curto prazo pode proporcionar às estudantes de enfermagem meios de lidarem com o estresse, próprio da transição do aprendizado teórico para o prático. Utilizou-se a observação participante como método, possibilitando que 12 alunas que cursaram a disciplina de Fundamentos II expressassem suas ansiedades e angústias frente ao novo e futuro papel de cuidadoras da saúde de outros. A técnica grupal aparece como um instrumento a ser considerado pelas instituições de ensino superior de enfermagem como recurso não apenas de apoio, mas também didático, em seus currículos. No momento em que são discutidas reformas do ensino, é importante lembrar que qualquer mudança planejada não será somente técnica, mas terá efeitos no ser humano.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2007-04-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Grupoterapia com estudantes de enfermagem durante a transição teórico-prática. (2007). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 15(2), 214-223. https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000200005