Educação em saúde: uma estratégia de cuidado ao cuidador leigo

Autores

  • Luccas Melo de Souza Federal University of Rio Grande do Sul; College of Nursing
  • Wiliam Wegner Hospital Santo Antônio
  • Maria Isabel Pinto Coelho Gorini Federal University of Rio Grande do Sul; College of Nursing

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000200022

Palavras-chave:

enfermagem, educação em saúde, cuidadores, acompanhantes de pacientes

Resumo

Objetiva-se, com este artigo, tecer reflexões acerca da importância da atuação do enfermeiro por meio de estratégias de educação em saúde aos cuidadores leigos, atores fundamentais no processo saúde/doença. Trata-se de reflexão temática, construída a partir de busca bibliográfica, através da qual se discute o papel desses cuidadores nas diferentes etapas do ciclo vital. Tomando como base sua atual participação no cenário brasileiro, buscam-se estratégias para incluí-los na assistência de saúde, tendo em vista a pouca relevância que as Políticas Públicas têm demonstrado a eles. Assim, o enfermeiro, como educador em saúde, deve buscar oferecer subsídios aos cuidadores leigos para que escolham as alternativas disponíveis, durante a fase em que cuidam dos doentes, sem que essa função acarrete prejuízo à sua saúde. Conclui-se que a educação em saúde pode ser alternativa para oferecer atenção aos cuidadores leigos, tendo o enfermeiro papel indispensável no desenvolvimento de suas estratégias.

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Publicado

2007-04-01

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

Educação em saúde: uma estratégia de cuidado ao cuidador leigo. (2007). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 15(2), 337-343. https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000200022