Cenários de educação para o manejo de pacientes com insuficiência cardíaca

Autores

  • Graziella Badin Aliti Federal University of Rio Grande do Sul; College of Nursing
  • Eneida Rejane Rabelo Federal University of Rio Grande do Sul; College of Nursing
  • Fernanda Bandeira Domingues Federal University of Rio Grande do Sul; College of Nursing
  • Nadine Clausell Hospital de Clínicas of Porto Alegre<

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000200023

Palavras-chave:

insuficiência cardíaca congestiva, enfermagem, educação, autocuidado

Resumo

A insuficiência cardíaca congestiva (ICC) apresenta, além da magnitude dos dados epidemiológicos, características relevantes, incluindo hospitalizações freqüentes devidas à exacerbação dos sinais e sintomas, que devem ser mais amplamente abordados para reduzir o impacto negativo da doença sobre o sistema público de saúde. Com o advento dos vários ensaios clínicos na área de ICC, o tratamento da doença passou a ser mais complexo, necessitando de uma estrutura organizada para o atendimento de pacientes por ela acometidos. A educação, nesse contexto, é considerada essencial para reduzir a morbimortalidade. O cenário, para o início ou a continuidade do processo educativo, pode ser hospitalar (internação), ambulatorial, domiciliar, hospital-dia ou, ainda, ser uma combinação desses ambientes. Os principais pesquisadores nessa área reconhecem e estimulam a investigação de outros caminhos, que melhorem os resultados no tratamento farmacológico e não-farmacológico. Neste artigo, revisaremos dados contemporâneos, abordando os diversos cenários da educação para o manejo de pacientes com ICC.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2007-04-01

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Como Citar

Cenários de educação para o manejo de pacientes com insuficiência cardíaca. (2007). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 15(2), 344-349. https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000200023