O ensino da saude da mulher em cursos de graduação em enfermagem

Autores

  • Neiva Gomes de Alencar Israeli Hospital Albert Einstein; College of Nursing
  • Sylvia Helena Souza da Silva Batista São Paulo Federal University; Paulista School of Medicine
  • Lídia Ruiz-Moreno São Paulo Federal University; Paulista School of Medicine

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000200025

Palavras-chave:

ensino, docente de enfermagem, saúde da mulher

Resumo

Este artigo objetiva analisar o ensino da Saúde da Mulher nos Cursos de Enfermagem da cidade de São Paulo, caracterizando os docentes e os processos pedagógicos neles vivenciados. Aplicou-se questionário a 17 docentes responsáveis por este ensino. Observa-se boa qualificação docente e tempo de docência, predominantemente, superior a 05 anos. A maioria dos professores tem curso de formação docente e atuam em regime parcial ou hora-aula. A denominação "Assistência de Enfermagem à Saúde da Mulher" é a mais adotada nos cursos. Os processos pedagógicos mostram uma tendência de ampliação dos referenciais conceituais, mantendo-se a aula expositiva como a estratégia fundamental e, a prova escrita como instrumento avaliativo prioritário. O ensino da Saúde da Mulher apresenta, assim, incorporação de perspectiva mais crítica sobre saúde da mulher, contando com a participação de professores titulados e apresentando situações de aprendizagem que transitam entre a transmissão e a construção ativa.

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Publicado

2007-04-01

Edição

Seção

Comunicações Breves/Relato de Casos

Como Citar

O ensino da saude da mulher em cursos de graduação em enfermagem. (2007). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 15(2), 355-357. https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000200025