Almoço como momento terapêutico: uma abordagem de educação em saúde com mulheres alcoolistas

Autores

  • Silzeth Schlichting Municipal Government of Campinas
  • Maria Cristina Faber Boog State University of Campinas; College of Medical Sciences
  • Claudinei José Gomes Campos State University of Campinas; Clinical-Qualitative Research Laboratory

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000300004

Palavras-chave:

alimentação, nutrição, saúde pública, enfermagem, alcoolismo

Resumo

O alcoolismo é problema relevante em saúde pública. O uso de etílicos por mulheres tem crescido e a procura por tratamento aumentado. O estudo propõe ressignificação do alimento para essas mulheres como estratégia de redução de danos. O objetivo da pesquisa foi estudar e discutir a experiência do almoço como momento terapêutico, explicitando pressupostos teóricos, estratégias e resultados imediatos. Utilizou-se método clínico-qualitativo e análise do conteúdo. Os resultados, divididos em sete categorias, referem-se ao processo de intervenção educativa: ambiência como facilitadora; compartilhar o alimento - tornar-se companheiro; ampliação da percepção do alimento; alimentos e seus significados; sexualidade; recaídas; depressão x motivação. A educação em saúde realizada durante o almoço é uma possibilidade de intervenção terapêutica desde que o profissional de saúde perceba o alimento na sua multidimensionalidade, que contempla tanto aspectos nutricionais como aspectos simbólicos, relevantes para a criação de vínculos e motivação para o tratamento.

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Publicado

2007-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Almoço como momento terapêutico: uma abordagem de educação em saúde com mulheres alcoolistas. (2007). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 15(3), 384-390. https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000300004