Reflexões sobre o ensino de enfermagem na pós-modernidade e a metáfora de uma lacuna teórico-prática

Autores

  • Zeyne Alves Pires Scherer University of São Paulo; Ribeirão Preto College of Nursing
  • Edson Arthur Scherer University of São Paulo; Ribeirão Preto Medical School; Hospital das Clínicas

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000300021

Palavras-chave:

enfermagem, ensino, educação em enfermagem, aprendizagem

Resumo

Trata-se de uma reflexão teórica acerca do ensino de enfermagem. Inicialmente é feita uma contextualização em relação ao mundo globalizado e as repercussões de seus paradigmas sobre o homem e, conseqüentemente, sobre o aprendizado do estudante de enfermagem. Em seguida é enfocada a lacuna teórico-prática estabelecida no aprendizado da enfermagem. Dos educadores é esperado que mostrem a relevância da integração destes diferentes saberes aos alunos. Além disto, que sejam o pivô de um processo que ajude os estudantes a aplicar o conhecimento teórico nas situações práticas, reduzindo a diferença entre o que é considerado ideal e o que é real no trabalho. O modelo bio-psico-social-econômico-cultural valoriza o cuidado ao indivíduo nos diferentes contextos das organizações e pode vir a fundamentar a prática. Outro questionamento suscitado é quanto temos cuidado do outro na sua dimensão corporal, mental, espiritual e noética, além da atenção ao indivíduo que cuida.

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Publicado

2007-06-01

Edição

Seção

Artigos de Atualização

Como Citar

Reflexões sobre o ensino de enfermagem na pós-modernidade e a metáfora de uma lacuna teórico-prática. (2007). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 15(3), 498-501. https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000300021