Assistência hospitalar: avaliação da satisfação dos usuários durante seu período de internação

Autores

  • Sônia Maria Alves de Paiva University of São Paulo; Ribeirão Preto, School of Nursing
  • Elizabeth Laus Ribas Gomes University of São Paulo; Ribeirão Preto, School of Nursing

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000500014

Palavras-chave:

qualidade da assistência à saúde, satisfação do paciente, avaliação

Resumo

A equipe de saúde tem se baseado nos princípios do SUS para assegurar a melhoria do atendimento dos serviços de saúde e a satisfação dos usuários e tem sido utilizada como um dos instrumentos de avaliação da qualidade. Este estudo objetivou avaliar a satisfação dos usuários com o atendimento de suas necessidades durante a internação, num hospital geral do interior do Estado de São Paulo. Adotou-se, como metodologia, a pesquisa qualitativa e, como técnica de coleta de dados, a observação participante e o grupo focal. Foi utilizado um guia de temas e participaram da pesquisa doze sujeitos. Realizou-se a análise de conteúdo dos dados e, para a interpretação, utilizou-se a técnica de triangulação. Os resultados demonstraram que os usuários ficaram satisfeitos com o atendimento. Entretanto, a pesquisadora concluiu que a organização do trabalho da instituição não tem como meta o alcance da qualidade.

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Publicado

2007-10-01

Como Citar

Paiva, S. M. A. de, & Gomes, E. L. R. (2007). Assistência hospitalar: avaliação da satisfação dos usuários durante seu período de internação. Revista Latino-Americana De Enfermagem, 15(5), 973-979. https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000500014

Edição

Seção

Artigos Originais