Gerenciamento da qualidade em um serviço de enfermagem hospitalar

Autores

  • Elyrose Sousa Brito Rocha Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Maria Auxiliadora Trevizan Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692009000200016

Palavras-chave:

qualidade da assistência à saúde, serviços de enfermagem, qualidade total, gestão de qualidade

Resumo

O objetivo deste trabalho foi conhecer a opinião do enfermeiro a respeito do Gerenciamento da Qualidade implantado em um serviço hospitalar. Trata-se de estudo de caráter exploratório e descritivo, cuja amostra constituiu-se de 17 sujeitos e, como principais resultados, pode-se citar que, dentre os 14 Princípios da Qualidade, o mais bem pontuado pelos enfermeiros foi o sétimo, que diz respeito a "adotar e instituir a liderança". Por outro lado, o princípio menos pontuado foi o terceiro: "cesse a dependência da inspeção em massa". Os resultados obtidos, aliados ao conhecimento teórico sobre o tema e à vivência profissional em gerência de serviços de enfermagem, leva a sugerir que os enfermeiros consideram a filosofia da Qualidade Total como viável aos serviços sob sua responsabilidade e aceitam o desafio para romper as barreiras da tradição, passando do discurso à prática.

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Publicado

2009-04-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Gerenciamento da qualidade em um serviço de enfermagem hospitalar. (2009). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 17(2), 240-245. https://doi.org/10.1590/S0104-11692009000200016