Conhecimento e atitudes: componentes para a educação em diabetes

Autores

  • Flávia Fernanda Luchetti Rodrigues Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Maria Lúcia Zanetti Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Manoel Antônio dos Santos Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Tatiane Aparecida Martins Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Valmi D. Sousa The University of Kansas
  • Carla Regina de Sousa Teixeira Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692009000400006

Palavras-chave:

diabetes mellitus, enfermagem, conhecimento, atitude

Resumo

Estudo transversal, realizado em um centro de pesquisa e extensão universitária brasileiro, no período de março a novembro de 2007. O objetivo foi verificar conhecimentos e atitudes de pessoas com diabetes mellitus que participavam de um programa de educação para o autocuidado em diabetes. Como método usou-se amostra constituída por 82 adultos com diabetes mellitus. Para coleta de dados foram utilizadas versões portuguesas dos questionários Diabetes Knowledge Questionnaire (DKN-A) e Diabetes Attitude Questionnaire (ATT-19). Os resultados mostraram que 78,05% tiveram escores superiores a 8 em relação ao conhecimento em diabetes, indicando conhecimento e compreensão acerca da doença. Quanto à atitude, os escores variaram entre 25 e 71 pontos, sugerindo dificuldade no enfrentamento da doença. Conclui-se que, apesar de os participantes terem obtido bom escore para o conhecimento, ainda assim não modificaram a atitude para o enfrentamento mais adequado da doença.

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Publicado

2009-08-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Conhecimento e atitudes: componentes para a educação em diabetes. (2009). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 17(4), 468-473. https://doi.org/10.1590/S0104-11692009000400006