A prática educativa de profissionais cuidadores em abrigos: enfrentando a violência vivida por mulheres adolescentes

Autores

  • Lucia Helena Garcia Penna Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Faculdade de Enfermagem Raquel Haddock Lobo
  • Joana Iabrudi Carinhanha Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Faculdade de Enfermagem Raquel Haddock Lobo
  • Ligia Costa Leite Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Faculdade de Enfermagem Raquel Haddock Lobo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692009000600009

Palavras-chave:

violência contra a mulher, adolescente institucionalizado, menores de rua, educação em saúde, assistência integral à saúde

Resumo

Este estudo objetivou identificar estratégias discutidas e utilizadas pelos profissionais cuidadores de abrigo na atenção às situações de violência, vividas pelas adolescentes, e discutir a prática educativa como tecnologia de cuidado no enfrentamento da violência. Com base na pesquisa qualitativa, os dados foram produzidos através de entrevistas a cuidadores de abrigo municipal para adolescentes e interpretados à luz da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram estratégias individuais e institucionais para o atendimento das adolescentes. Concluindo, ações educativas são tecnologias de cuidado no processo de ressignificação do valor da vida pelas adolescentes em situação de rua ou abrigadas, considerando a diversidade cultural - uma prática dialógica sistematizada e institucionalizada para o enfrentamento da violência vivida.

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Publicado

2009-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A prática educativa de profissionais cuidadores em abrigos: enfrentando a violência vivida por mulheres adolescentes. (2009). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 17(6), 981-987. https://doi.org/10.1590/S0104-11692009000600009