Análise dos resultados dos processos de acreditação do curso de enfermagem no chile

Autores

  • Verónica Guerra Guerrero Universidad Catolica del Maule; Escuela de Enfermería
  • Olivia Sanhueza Alvarado Universidad de Concepción

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692010000100015

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Escolas de Enfermagem, Acreditação de Programas

Resumo

A Comissão Nacional de Acreditacão da Graduação vem realizando processo de acreditação das Escolas de Enfermagem no Chile, cujos resultados são analisados neste artigo, dada à escassa evidência a respeito das fortalezas e debilidades das escolas avaliadas. O objetivo deste artigo é analisar os primeiros resultados obtidos por essa Comissão a respeito do desenvolvimento atual da enfermagem no país. Foram obtidos como fortalezas: experiência, qualificação, compromisso do corpo docente, plano de estudos definidos, infraestrutura e campos clínicos adequados. Como fraqueza obteve-se: reduzido número de docentes, modelo curricular biomédico sobrepondo-se ao modelo de disciplinas, baixa utilização de metodologias participativas de ensino, dificuldade crescente de acesso a campos clínicos exclusivos e bibliografia insuficiente. Conclui-se sobre a importância de todas as escolas de enfermagem se submeterem ao processo de acreditação, para que exista consenso sobre os níveis mínimos de qualidade, estabelecendo graus de qualificação na formação dos estudantes, como também para estabelecer a situação da profissão da enfermagem no país.

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Publicado

2010-02-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Análise dos resultados dos processos de acreditação do curso de enfermagem no chile . (2010). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 18(1), 94-101. https://doi.org/10.1590/S0104-11692010000100015