Autonomia no processo de construção do conhecimento de alunos de enfermagem: o chat educacional como ferramenta de ensino

Autores

  • Ana Paula Scheffer Schell da Silva Universidade Federal do Pampa
  • Eva Néri Rubim Pedro Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692010000200011

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Educação a Distância, Conhecimento, Aprendizagem, Autonomia Profissional, Internet

Resumo

Pesquisa documental com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. O objetivo foi analisar como se desenvolveu a autonomia no processo de construção do conhecimento de alunos de Enfermagem, em um contexto mediado por chat educacional, em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Os materiais analisados foram oito discussões promovidas por alunos, professores e monitores no chat do AVA TelEduc®. Para a categorização dos dados, utilizou-se o software NVivo® e, para a análise das informações, a técnica de análise de conteúdo. A análise foi ao encontro do referencial de Freire, revelando que é necessário que o aluno de Enfermagem desenvolva a autonomia, mediante o dar-se conta de seu inacabamento. Isso pode ser realizado com a ajuda de professores que adotem a metodologia da problematização e do desenvolvimento de relações dialógicas críticas. Destaca-se o chat educacional como ferramenta que incentiva os alunos a buscarem o conhecimento de forma autônoma.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2010-04-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Autonomia no processo de construção do conhecimento de alunos de enfermagem: o chat educacional como ferramenta de ensino . (2010). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 18(2), 210-216. https://doi.org/10.1590/S0104-11692010000200011