A abordagem do álcool no contexto do ensino fundamental: a reconstrução socioimaginária dos docentes

Autores

  • Ingryd Cunha Ventura Felipe Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Faculdade de Enfermagem
  • Antonio Marcos Tosoli Gomes Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Faculdade de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692010000500013

Palavras-chave:

Consumo de Bebidas Alcoólicas, Educação em Saúde, venção Primária, Saúde Escolar

Resumo

O consumo de álcool é considerado problema mundial, afetando principalmente os adolescentes. Nesse contexto, adotaram-se como objetivos identificar as estratégias pedagógicas desenvolvidas pelos professores do ensino fundamental, na abordagem sobre o álcool junto aos adolescentes, analisar as atitudes, crenças, valores e práticas dos professores do ensino fundamental em relação ao álcool, discutir as repercussões das atitudes, crenças, valores e práticas dos professores sobre álcool, na interlocução com os alunos e na implementação das estratégias suprarreferidas. Trata-se de estudo qualitativo, realizado com 26 professores de uma escola municipal do Rio de Janeiro. Os dados foram tratados por meio da análise de conteúdo temática e agrupados em 5 categorias. Conclui-se que a construção socioimaginária e atitudinal dos docentes interferem diretamente na prática pessoal e profissional, repercutindo no cotidiano dos alunos. Destaca-se que o foco não deve ser apenas os estudantes, mas a relação dos professores com suas estratégias pedagógicas.

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Publicado

2010-10-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

A abordagem do álcool no contexto do ensino fundamental: a reconstrução socioimaginária dos docentes . (2010). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 18(5), 928-935. https://doi.org/10.1590/S0104-11692010000500013