O jogo educativo como estratégia de sensibilização para coleta de dados com adolescentes

Autores

  • Tatiana Yonekura Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Cássia Baldini Soares Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692010000500018

Palavras-chave:

Jogos Experimentais, Adolescente, Grupos Focais, Tecnologia Educacional, Coleta de Dados, Enfermagem

Resumo

O objetivo deste estudo foi conhecer e analisar a potencialidade de um jogo como estratégia de sensibilização para a consecução de grupos focais com adolescentes, em investigações sobre valores. Foram realizados 29 grupos em 10 instituições sociais, do município de Santo André, SP A amostra foi composta por 209 adolescentes de 15 a 19 anos. Os resultados indicaram que a maioria se expressou sem dificuldades, discutindo cada uma das frases com desenvoltura, envolvimento e respeito às opiniões divergentes, além de ser um método capaz de promover a reflexão e estimular o debate acerca de valores sociais. Pode-se concluir que o jogo mostrou-se adequado para a apreensão de dados. O caráter lúdico possibilitou a participação dos adolescentes de forma intensa, descontraída, prazerosa e interativa, o que facilitou o aprofundamento das discussões sobre o tema. A avaliação também permitiu identificar forte motivação dos adolescentes para discutir valores sociais.

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Publicado

2010-10-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

O jogo educativo como estratégia de sensibilização para coleta de dados com adolescentes . (2010). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 18(5), 968-974. https://doi.org/10.1590/S0104-11692010000500018