Frequência de fatores de risco para dificuldade de aprendizagem em pré-escolares com baixo nível socioeconômico, na Cidade do México
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0104-11692010000500022Palavras-chave:
Transtornos de Aprendizagem, Pré-escolar, Inteligência, Desenvolvimento Humano, Fatores de RiscoResumo
Este estudo objetivou identificar a frequência de fatores de risco para dificuldade de aprendizagem (DA) em crianças com baixo nível socioeconômico, na Cidade do México. A escala de inteligência Wechsler, desenho da figura humana e o teste gestáltico visomotor de Bender foram utilizados. A idade média do grupo masculino foi de 5,6±0,9 anos e do grupo feminino 5,4±0,5 anos. O quociente intelectual total (QI-T) foi de 98±12 no grupo masculino e 99±12,2 no grupo feminino. No teste de Bender, os meninos apresentaram idade mental e visomotora um ano abaixo da idade cronológica, enquanto que as meninas apresentaram idade mental e visomotora 7-8 meses abaixo do normal. As características de alto risco que apresentaram maior frequência, tanto nos meninos como nas meninas, no teste do desenho de figura humana, foram: autoisolamento 25%, timidez 22,4 e controle interno deficiente 22%. Concluindo, alta frequência de fatores de risco para DA foi encontrada em crianças de baixo nível socioeconômico. É importante destacar a importância de se identificar pré-escolares em risco de DA.Downloads
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Publicado
2010-10-01
Edição
Seção
Artigos Originais
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Frequência de fatores de risco para dificuldade de aprendizagem em pré-escolares com baixo nível socioeconômico, na Cidade do México . (2010). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 18(5), 998-1004. https://doi.org/10.1590/S0104-11692010000500022