Objetos educacionais na consulta de enfermagem: avaliação da tecnologia por estudantes de graduação

Autores

  • DeniseTolfo Silveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Escola de Enfermagem
  • Vanessa Menezes Catalan Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Escola de Enfermagem
  • Agnes Ludwig Neutzling Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Escola de Enfermagem
  • Luísa Helena Machado Martinato Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Escola Superior de Educação Física

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692010000500023

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional, Educação em Enfermagem, Aprendizagem Baseada em Problemas, Enfermagem

Resumo

Este estudo acompanhou o processo ensino-aprendizagem da consulta de enfermagem com apoio de objetos educacionais digitais, por meio da metodologia ativa Problem Based Learning. Os objetivos foram avaliar os objetos educacionais digitais sobre consulta de enfermagem, desenvolver habilidades cognitivas do tema, utilizando aprendizagem baseada em problemas, e identificar as opiniões dos estudantes quanto ao uso da tecnologia. Trata-se de estudo exploratório descritivo, com abordagem quantitativa, cuja amostra foi composta por 71 estudantes da sexta etapa do curso de enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de questionários para avaliar os objetos de aprendizagem. Os resultados apontam concordância positiva (58%) quanto ao conteúdo, usabilidade e didática da atividade proposta sobre consulta de enfermagem, mediada por computador. Considera-se positivo a aplicação dos materiais junto aos alunos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2010-10-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Objetos educacionais na consulta de enfermagem: avaliação da tecnologia por estudantes de graduação . (2010). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 18(5), 1005-1012. https://doi.org/10.1590/S0104-11692010000500023