Avaliação da WebQuest gerenciamento de recursos materiais em enfermagem por alunos do curso de graduação

Autores

  • Marta Cristiane Alves Pereira Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Márcia Regina Antonietto da Costa Melo Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Adriana Serafim Bispo e Silva Faculdade de Educação São Luis de Jaboticabal
  • Yolanda Dora Martinez Évora Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692010000600010

Palavras-chave:

Informática em Enfermagem, Educação em Enfermagem, Tecnologia Educacional

Resumo

O processo de aprender, mediado pelas tecnologias da informação e comunicação, assume enorme importância no contexto atual. O objetivo deste estudo foi descrever a avaliação de um WebQuest, na temática "gerenciamento de recursos materiais em enfermagem". Foi desenvolvido em três etapas: a Etapa 1 consistiu no aspecto pedagógico de elaboração e definição do conteúdo, a Etapa 2 envolveu organização do conteúdo, inclusão de imagens e conclusão do acabamento e a Etapa 3 correspondeu à disponibilização aos alunos. Os resultados confirmaram a importância das tecnologias da informática e informação como instrumento para a prática docente mediadora, na integração entre conhecimentos válidos e realidade complexa e dinâmica dos serviços de saúde. A avaliação dos alunos foi favorável para a aproximação à realidade do trabalho dos enfermeiros e a satisfação pelo cumprimento da atividade com sucesso, permitiram considerar a metodologia WebQuest como válida e inovadora para o processo ensino/aprendizagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2010-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Avaliação da WebQuest gerenciamento de recursos materiais em enfermagem por alunos do curso de graduação . (2010). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 18(6), 1107-1114. https://doi.org/10.1590/S0104-11692010000600010