Ocorrências de trânsito com motocicleta e sua relação com a mortalidade
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0104-11692011000200024Palavras-chave:
Acidentes de Trânsito, Mortalidade, Causas ExternasResumo
Os objetivos deste estudo foram caracterizar as ocorrências de trânsito com motocicleta, segundo condições locais, dados relacionados ao tipo de acidente, data e hora, além de identificar, entre essas variáveis, aquelas que se associaram à morte das vítimas. Como método foi usado o estudo retrospectivo, utilizando dados dos Boletins de Ocorrência de Trânsito, referentes ao ano 2004, e os registros de óbito do Instituto Médico Legal. Tem-se como resultados que 99,4% das ocorrências aconteceram em área urbana, em locais onde as condições de luminosidade (87,4%), condição meteorológica (80,6%) e sinalização (70,6%) eram satisfatórias. Predominou a colisão de motocicleta com carro ou caminhonete (55,5%) e as quedas de motocicleta foram a seguir as mais frequentes (18,0%). No tipo de impacto, o maior percentual foi observado na categoria abalroamento transversal (35,2%). O grupo de mortos diferiu em relação aos sobreviventes quanto à área e luminosidade do local da ocorrência, além do tipo de acidente e impacto. Conclui-se que as condições locais, tipos de acidente e impacto destacam-se entre as múltiplas dimensões que envolvem a gravidade das ocorrências com motociclistas.Downloads
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Publicado
2011-04-01
Edição
Seção
Artigos Originais
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Ocorrências de trânsito com motocicleta e sua relação com a mortalidade . (2011). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 19(2), 403-410. https://doi.org/10.1590/S0104-11692011000200024