Movimentos da educação permanente em saúde, desencadeados a partir da formação de facilitadores

Autores

  • Cinira Magali Fortuna Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Trude Ribeiro da Costa Franceschini Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto
  • Silvana Martins Mishima Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Silvia Matumoto Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Maria José Bistafa Pereira Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692011000200025

Palavras-chave:

Educação, Política de Saúde, Formação de Recursos Humanos

Resumo

Tem-se, aqui, por objetivo, cartografar os movimentos de educação permanente em saúde, na região de Araraquara, São Paulo, Brasil, disparados a partir do curso de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde, do Ministério da Saúde e Escola Nacional de Saúde Pública. É estudo de abordagem qualitativa, sustentado pelo referencial teórico da análise institucional na linha esquizoanalítica, sendo os dados coletados mediante grupos operativos com concluintes do referido curso. Os resultados agrupados em dois planos: micropolítica e organização, apontam, em relação à micropolítica, que houve produção de diferentes conceitos sobre educação permanente e diferentes formas de institucionalização da mesma. No plano da organização, destacam-se a autonomia e o controle e, ainda, a tênue relação entre tutela e autonomia. Conclui-se que o curso foi importante dispositivo que sofreu capturas, mas, também, produziu mudanças nas práticas.

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Publicado

2011-04-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Movimentos da educação permanente em saúde, desencadeados a partir da formação de facilitadores . (2011). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 19(2), 411-420. https://doi.org/10.1590/S0104-11692011000200025