Processo de construção do conhecimento pedagógico do docente universitário de enfermagem

Autores

  • Vânia Marli Schubert Backes Universidade Federal de Santa Catarina; Departamento de Enfermagem
  • Jose Luis Medina Moyá Universidade de Barcelona; Faculdade de Pedagogia
  • Marta Lenise do Prado Universidade Federal de Santa Catarina; Departamento de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692011000200026

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação Superior, Docentes, Ensino

Resumo

O conhecimento didático do conteúdo se constrói mediante a síntese idiossincrásica entre o conhecimento da disciplina, o conhecimento pedagógico geral e o conhecimento dos alunos e também a biografia do professor. O estudo teve como objetivos compreender o processo de construção e as fontes do Conhecimento Didático do Conteúdo e analisar as suas manifestações e variações, no ensino interativo de docentes considerados competentes pelos estudantes. Os dados foram coletados junto a docentes de um curso de graduação em Enfermagem da Região Sul do Brasil, por meio de observação não participante e entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi submetida ao método de comparações constantes. Os resultados evidenciam a necessidade de contemplar, na formação inicial, aspectos pedagógicos aos enfermeiros, tomar a formação permanente como essencial diante da complexidade do conteúdo e do ensino, usar o mentoring/monitoramento e a valorização da aprendizagem com docentes experimentados, para o desenvolvimento do ensino com qualidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2011-04-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Processo de construção do conhecimento pedagógico do docente universitário de enfermagem . (2011). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 19(2), 421-428. https://doi.org/10.1590/S0104-11692011000200026