Diagnóstico de enfermagem: estratégia educativa fundamentada na aprendizagem baseada em problemas

Autores

  • Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Departamento de Enfermagem
  • Marcos Venícios de Oliveira Lopes Universidade Federal do Ceará; Departamento de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692011000400012

Palavras-chave:

Enfermagem, Diagnóstico de Enfermagem, Ensino, Aprendizagem Baseada em Problemas

Resumo

Este estudo teve por objetivo avaliar a eficácia de uma estratégia de ensino sobre diagnósticos de enfermagem, fundamentada na aprendizagem, baseada em problemas no desempenho do raciocínio clínico e julgamento diagnóstico dos discentes de graduação. É estudo experimental, realizado em duas fases: validação de conteúdo dos problemas e aplicação da estratégia educativa. Os resultados mostraram melhora na capacidade de agrupamento dos dados dos discentes do grupo experimental. Conclui-se que houve influência positiva da estratégia implementada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2011-08-01

Edição

Seção

Editorial

Como Citar

Diagnóstico de enfermagem: estratégia educativa fundamentada na aprendizagem baseada em problemas . (2011). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 19(4), 936-943. https://doi.org/10.1590/S0104-11692011000400012