A expressividade do docente universitário durante sua atuação na sala de aula: análise dos recursos verbais utilizados e suas implicações para a enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0104-11692011000500017Palavras-chave:
Comunicação, Docentes de Enfermagem, FonoaudiologiaResumo
A expressividade é a capacidade de o indivíduo tornar vivo seu pensamento pela linguagem e pela expressão corporal, permitindo a transmissão de informações de modo efetivo. O presente estudo objetivou investigar a expressividade do docente universitário de enfermagem ministrando aula, em relação aos seus recursos verbais, a partir do julgamento dos alunos. Trata-se de investigação descritiva, quantitativa, desenvolvida em uma instituição de ensino superior, para a qual foram utilizados instrumentos específicos de avaliação da expressividade. Realizou-se a filmagem de uma aula do referido docente, que foi primeiramente avaliado por três experts fonoaudiólogos e, depois, submetido ao julgamento por parte de 141 alunos que não haviam tido contato prévio com o mesmo. Os resultados mostraram que alunos e experts foram concordantes em seu julgamento sobre as habilidades expressivas do professor universitário de enfermagem, o que comprovou a capacidade e a propriedade dos discentes na avaliação dessa habilidade de comunicação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-10-01
Como Citar
Romano, C. C., Alves, L. A., Secco, I. A. de O., Ricz, L. N. A., & Robazzi, M. L. do C. C. (2011). A expressividade do docente universitário durante sua atuação na sala de aula: análise dos recursos verbais utilizados e suas implicações para a enfermagem . Revista Latino-Americana De Enfermagem, 19(5), 1188-1196. https://doi.org/10.1590/S0104-11692011000500017
Edição
Seção
Artigos Originais