O docente de enfermagem nos campos de prática clínica: um enfoque fenomenológico

Autores

  • Lorena Bettancourt Universidad de Valparaíso
  • Luz Angelica Muñoz Universidad Andres Bello; Facultad de Enfermería
  • Miriam Aparecida Barbosa Merighi Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Marcia Fernandes dos Santos Universidad Andres Bello

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692011000500018

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação em Enfermagem, Pesquisa Qualitativa

Resumo

No desenvolvimento das atividades teórico-práticas nos campos de prática clínica, o docente de enfermagem proporciona as bases necessárias para o desenvolvimento do futuro profissional. O objetivo proposto foi compreender a vivência dos docentes de enfermagem, junto aos estudantes de enfermagem, nos campos de prática clínica. Para isso, optou-se por metodologia qualitativa fenomenológica e, para fundamentar a análise dos dados, foi adotado o referencial filosófico de Martin Heidegger. Cinco docentes de uma universidade do Chile participaram do estudo. A análise possibilitou descobrir os seguintes temas: ser docente no hospital, a convivência com enfermeiras clínicas e ser docente no ensino do cuidado. O estudo demonstrou que a integração docente/assistencial é elemento construtivo e facilitador do processo ensino/aprendizagem, buscando a formação de profissionais da enfermagem que incorporem, na sua atuação, as bases de cuidado autêntico.

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Publicado

2011-10-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

O docente de enfermagem nos campos de prática clínica: um enfoque fenomenológico . (2011). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 19(5), 1197-1204. https://doi.org/10.1590/S0104-11692011000500018