Conhecimentos e atitudes de docentes e alunos em enfermagem na interface espiritualidade, religiosidade e saúde

Autores

  • Claudia de Souza Tomasso Universidade Nove de Julho; Diretoria de Ciências da Saúde
  • Ideraldo Luiz Beltrame Universidade Nove de Julho; Diretoria de Ciências da Saúde
  • Giancarlo Lucchetti Associação Médico-Espírita de São Paulo; Departamento de Pesquisa

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692011000500019

Palavras-chave:

Espiritualidade, Enfermagem, Ensino

Resumo

Objetivou-se com o presente estudo comparar conhecimentos e atitudes dos docentes e discentes de Enfermagem frente à interface espiritualidade, religiosidade e saúde. Para isso, realizou-se estudo transversal, com 30 docentes e 118 discentes de Enfermagem. Como resultados, mais de 95% dos participantes possuíam algum tipo de filiação religiosa, 96% acreditavam que a espiritualidade influenciava muito na saúde do paciente, e 77% sentiam vontade de abordar o assunto. Entretanto, somente 36% julgavam-se preparados, e a maioria acreditava que a universidade não proporcionava todas as informações necessárias sobre o tema. Não houve diferenças estatísticas entre a religiosidade de docentes e discentes de Enfermagem, porém, houve marcante diferença entre suas práticas clínicas e opiniões a respeito da espiritualidade e de sua implementação no currículo. As principais barreiras ao abordar o assunto foram: medo de impor as próprias crenças, falta de tempo e medo de ofender os pacientes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2011-10-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Conhecimentos e atitudes de docentes e alunos em enfermagem na interface espiritualidade, religiosidade e saúde . (2011). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 19(5), 1205-1213. https://doi.org/10.1590/S0104-11692011000500019