O estudante de graduação e a assistência em enfermagem tráumato-ortopédica

Autores

  • Lys Eiras Cameron Universidade Federal do Rio de Janeiro; Escola de Enfermagem Anna Nery
  • Sílvia Teresa Carvalho de Araújo Universidade Federal do Rio de Janeiro; Escola de Enfermagem Anna Nery

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692011000600016

Palavras-chave:

Enfermagem Ortopédica, Cuidados de Enfermagem, Educação Superior

Resumo

O objetivo deste estudo foi apresentar algumas manifestações do imaginário do estudante de graduação em Enfermagem, sobre si mesmo, ao prestar assistência ao paciente com distúrbios tráumato-ortopédicos. Utilizou-se o método Sociopoético e o grupo pesquisador era composto por quinze estudantes de graduação. Neste artigo estão apresentadas somente as categorias e subcategorias relacionadas exclusivamente ao estudante. Os dados demonstram que a assistência prestada pelo estudante em enfermagem tráumato-ortopédica é produto de uma relação de cuidado, que emerge através da sua sensibilidade para com seu paciente, e de seus próprios conhecimentos, habilidades e atitudes. O tratamento, os aparatos e os procedimentos ortopédicos aos quais o paciente é submetido geram, no estudante, importante desgaste emocional, comportamento empático e a busca por mecanismos que minimizem a dor do outro. Todos os aspectos que permeiam a assistência discente em Enfermagem Tráumato-Ortopédica necessitam ser conhecidos, para permitir reavaliação do processo ensino-aprendizagem.

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Publicado

2011-12-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

O estudante de graduação e a assistência em enfermagem tráumato-ortopédica . (2011). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 19(6), 1391-1397. https://doi.org/10.1590/S0104-11692011000600016