Efetividade de um programa educativo em enfermagem no autocuidado em pacientes com insuficiência cardíaca: ensaio clínico randomizado

Autores

  • María de los Ángeles Rodríguez-Gázquez Universidad de Antioquia; Facultad de Enfermería
  • Edith Arredondo-Holguín Universidad de Antioquia; Facultad de Enfermería
  • Richard Herrera-Cortés Research Incubator Kairos

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692012000200012

Palavras-chave:

Insuficiência Cardíaca, Autocuidado, Educação em Enfermagem, Ensaio Clínico Controlado Aleatório

Resumo

Trata-se de ensaio clínico controlado, aleatorizado, sem cegamento, no qual se avaliou a efetividade de um programa educativo de enfermagem (encontros educativos, visitas domiciliárias, tele-enfermagem e cartilha impressa), no melhoramento dos comportamentos de autocuidado em pacientes com insuficiência cardíaca. Participaram 33 pessoas no grupo de estudo e 30 no grupo controle. No início e no final do estudo (nono mês), aplicou-se a Escala de Comportamentos de Autocuidado de Pacientes com insuficiência cardíaca, de Nancy Artinian, para avaliar o nível de autocuidado. Resultados: 66,0% do grupo de intervenção contra 26,6% do grupo controle melhoraram em ao menos 20% da pontuação de autocuidado (p<0,001). O Número Necessário a Tratar (NNT) foi de2,5. Os resultados sugerem que a intervenção educativa de enfermagem estudada tem efeito benéfico sobre comportamentos de autocuidado das pessoas com insuficiência cardíaca.

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Publicado

2012-04-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Efetividade de um programa educativo em enfermagem no autocuidado em pacientes com insuficiência cardíaca: ensaio clínico randomizado. (2012). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 20(2), 296-306. https://doi.org/10.1590/S0104-11692012000200012