Efeito de intervenção educativa sobre o conhecimento da doença em pacientes com diabetes mellitus

  • Dalma Alves Pereira Universidade Federal de Goiás; Hospital das Clínicas
  • Nilce Maria da Silva Campos Costa Universidade Federal de Goiás; Faculdade de Nutrição
  • Ana Luíza Lima Sousa Universidade Federal de Goiás; Faculdade de Enfermagem
  • Paulo César Brandão Veiga Jardim Universidade Federal de Goiás; Faculdade de Medicina
  • Cláudia Regina de Oliveira Zanini Universidade Federal de Goiás; Escola de Música e Artes Cênicas
Palavras-chave: Enfermagem em Saúde Comunitária, Educação em Saúde, Diabetes Mellitus, Autocuidado

Resumo

A prevenção do diabetes e suas complicações é um desafio para a equipe de saúde. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o efeito de ação educativa sobre o conhecimento da doença em pacientes portadores de diabetes tipo 2. Foi realizado ensaio clínico randomizado com 62 pacientes cadastrados em serviço de referência para tratamento da hipertensão arterial, no ano 2010. Os dados foram obtidos através de questionário aplicado aos grupos intervenção (GI) e controle (GC), no momento inicial e no final do estudo. O GI participou de atividades educativas em grupo, utilizando a metodologia problematizadora. Os resultados mostraram aumento significativo do conhecimento sobre diabetes nos pacientes do GI, em todas as questões (p<0,05). No GC, algumas alterações observadas no conhecimento foram bem menores quando comparadas ao GI. Conclui-se que foi possível elevar os conhecimentos sobre a doença por meio da realização de atividades educativas. O registro clínico obteve identificador primário: RBR-58n26h

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2012-06-01
Como Citar
Pereira, D., Costa, N., Sousa, A., Jardim, P., & Zanini, C. (2012). Efeito de intervenção educativa sobre o conhecimento da doença em pacientes com diabetes mellitus. Revista Latino-Americana De Enfermagem, 20(3), 478-485. https://doi.org/10.1590/S0104-11692012000300008
Seção
Artigos Originais