Estratégias de aprendizagem utilizadas por graduandos e pós-graduandos em disciplinas semipresenciais da área de saúde

Autores

  • Henry Maia Peixoto Universidade de Brasília
  • Mariana Maia Peixoto Universidade Federal da Paraíba
  • Elioenai Dornelles Alves Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692012000300017

Palavras-chave:

Educação a Distância, Educação Superior, Aprendizagem

Resumo

Este estudo teve por objetivo investigar os hábitos e estratégias de aprendizagem de graduandos e pós-graduandos em uma universidade brasileira, matriculados em disciplinas semipresenciais da área de saúde. Foram convidados todos os 220 alunos concluintes, dos quais 67,27% aceitaram participar da pesquisa. Foi utilizada metodologia exploratória, que analisou dados quantitativos, coletados por um instrumento estruturado. Pôde-se observar semelhança entre graduandos e pós-graduandos quanto à maioria dos hábitos de ensino e estratégias de aprendizagem, assim como maior proporção daqueles que leram mais da metade do conteúdo, dos que preferem estudar sozinhos, além do elevado uso da maioria das estratégias avaliadas. Conclui-se que ambos os grupos apresentaram hábitos de estudo adequados e utilizaram satisfatoriamente as estratégias de aprendizagens investigadas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2012-06-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Estratégias de aprendizagem utilizadas por graduandos e pós-graduandos em disciplinas semipresenciais da área de saúde. (2012). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 20(3), 551-558. https://doi.org/10.1590/S0104-11692012000300017