Avaliação de manual educativo como estratégia de conhecimento para mulheres mastectomizadas

Autores

  • Mariza Silva de Oliveira Universidade Federal do Ceará
  • Míria Conceição Lavinas Santos Universidade Federal do Ceará
  • Paulo César de Almeida Universidade Federal do Ceará
  • Marislei Sanches Panobianco Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Ana Fátima Carvalho Fernandes Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-11692012000400006

Palavras-chave:

Neoplasias da Mama, Avaliação de Programas e Instrumentos de Pesquisa, Conhecimento

Resumo

Trata-se de estudo descritivo, transversal e quantitativo, cujo objetivo foi analisar o conhecimento de mastectomizadas sobre os aspectos que envolvem o câncer de mama, pela leitura de um manual educativo. A amostra correspondeu a 125 mulheres. A coleta foi realizada em uma instituição especializada em oncologia, em três fases: preparatória, operacional I e operacional II. Quanto ao conhecimento adquirido, o pós-teste evidenciou aumento de 11% nos acertos, quando comparado ao pré-teste. Das questões, a mais acertada refere-se ao nome da cirurgia (97,60%) e a que obteve menos acertos relaciona-se à reconstrução mamária (58,40%). Em todas as respostas do pré-teste observou-se melhora estatisticamente significante, exceto naquela que diz respeito à reconstrução mamária (p=0,754). A avaliação do conhecimento apresentou resultados positivos após a leitura, evidenciando que a cognição é fundamental para a compreensão das orientações e consequente adesão, tornando-se recurso favorável à reabilitação de mulheres mastectomizadas.

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Publicado

2012-08-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Avaliação de manual educativo como estratégia de conhecimento para mulheres mastectomizadas. (2012). Revista Latino-Americana De Enfermagem, 20(4), 668-676. https://doi.org/10.1590/S0104-11692012000400006